O retentor é um componente encontrado nos mais variados equipamentos industriais, como máquinas agrícolas, carros, caminhões, aviões, eletrodomésticos e máquinas industriais, o que deixa claro que está presente e ligado a várias atividades e necessidades do nosso dia a dia. Mas você sabe a origem dele?
Desde os tempos antigos o homem aprendeu que lubrificantes a base de gordura animal diminuíam o atrito entre os componentes de metal (eixo, cubo da roda) de certos equipamentos de locomoção, contudo, ainda não se pensava em um sistema de retenção do fluido e uma maneira de evitar contaminação em função da sujeira do ambiente.
Após a chegada da Primeira Guerra Mundial e uma produção de larga escala de veículos voltados para a frota de combate, enxergou-se a necessidade de eficiência nos componentes dos motores. Nesse momento, fora desenvolvido o primeiro protótipo de retentor a base de couro animal, fixo a uma chapa de aço junto ao eixo.
Contudo, esse primeiro modelo não se mostrou tão eficiente na retenção dos fluidos com a complexidade e evolução rápida que se deu nas linhas automotivas e industriais. Alguns anos depois, os retentores de couro passaram a ser impregnados por borracha natural, até o desenvolvimento, em meados dos anos 50, da borracha sintética, que é utilizada até os dias atuais.
Hoje, nós da Polyseal contamos com um portifólio que permite produzir dezenas de perfis e materiais, para os mais diversos tipos de aplicações e equipamentos, todos desenvolvidos com alto grau tecnológico e confiabilidade que essa vedação exige.
Na dúvida de como verificar qual a melhor vedação para seu equipamento, consulte um de nossos vendedores. A Polyseal é pioneira no ramo do desenvolvimento de soluções para vedações, trabalhando com tecnologia e qualidade há quase 30 anos. Entre em contato conosco e não sofra mais com paradas inesperadas
Renato Lopes Chacon
Technical Sales