Os elastômeros são materiais que podem expandir-se consideravelmente ao se exercer sobre eles uma pequena pressão.
Devido à sua estrutura, esses materiais têm uma alta retratilidade, o que significa que a deformação remanescente é muito pequena. Basicamente, há dois grupos principais de elastômeros: os com eles cruzados e os termoplásticos.
Elastômeros com ligações cruzadas (vulcanizados) de borracha (NRB, FPM, EPDM…) são polímeros formados por encadeamento de macromoléculas com vários aditivos de vulcanização. Devido a esses encadeamentos químicos eles não derretem e só começam a se decompor em altas temperaturas. Além disso, os elastômeros aumentam de tamanho com maior ou menor intensidade em função dos diferentes fluidos e não se dissolvem.
Elastômeros termoplásticos (TPU, TPE…) têm as importantes propriedades dos elastômeros além de um amplo campo de temperaturas, mas estão física e não quimicamente entrelaçados, portanto, podem ser dissolvidos em alta temperatura e podem ser processados com as técnicas tradicionais dos termoplásticos. Os elastômeros termoplásticos são solúveis e geralmente aumentam menos de tamanho que seus equivalentes com ligações cruzadas.
O principal objetivo da PolySeal é o de prover serviço total, podendo fabricar sob encomenda, sem custos extras ou demora, uma solução que ofereça vantagens consideráveis em relação aos sistemas convencionais.
Na dúvida de como verificar qual a melhor vedação para seu equipamento, consulte um de nossos vendedores.
Somos pioneiros no ramo do desenvolvimento de soluções para vedações, trabalhando com tecnologia e qualidade há quase 30 anos. Entre em contato conosco e não sofra mais com paradas inesperadas.
Publicado por: PolySeal